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Registo de processos de emissão de passaportes e certificados coletivos de identidade e viagem

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Registo de processos de emissão de passaportes e certificados coletivos de identidade e viagem

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/SGMAI/GCFAR/H-D/001

Tipo de título

Formal

Título

Registo de processos de emissão de passaportes e certificados coletivos de identidade e viagem

Datas de produção

1947-01-02  a  1986-12-31 

Dimensão e suporte

165 liv. (12,117 m.l.); papel

História custodial e arquivística

Após o encerramento dos Governos Civis a informação arquivística foi incorporada em distintas entidades, segundo o determinado nos diplomas legislativos: Lei Orgânica 1/2011 e Decreto-Lei nº 114/2011, ambos de 30 de novembro. Estes definem a transferência de competências dos Governadores e Governos Civis para outras entidades da Administração Pública em matérias de reservada competência legislativa da Assembleia da República, liquidam o património dos Governos Civis e definem o regime legal aplicável aos seus funcionários. A Secretaria Geral da Administração Interna procedeu à incorporação desta série documental no Arquivo Distrital de Faro, a 5 de Junho de 2018, conforme o expresso na Guia de Remessa nº 077.

Âmbito e conteúdo

Registo de indivíduos de nacionalidade portuguesa originária ou adquirida, residentes ou não em território nacional e que pretendem deslocar-se para outro país ou para o Ultramar. Estes passaportes podem ser individuais ou coletivos e obtém-se por meio de requerimento onde é revelado o motivo da viagem e o país a que se destina, tendo deste modo de fornecer informações como a sua identidade, se for homem, se tem cumprido o serviço militar obrigatório, se for mulher, tem que ter uma autorização do marido ou pai, se for menor tem que se fazer acompanhar pela cédula pessoal. A partir de 1966 deixam de ser emitidos os passaportes ordinários (viajantes), por força dos Decretos-Lei n.º 46 747 e 46 748 de 15 de Dezembro de 1965 entrando em vigor um novo tipo de registo de passaportes. Registo de passaportes. Regista: número, nome, profissão, naturalidade, estado, residência, situação militar, idade, destino, data de emissão, n.º de bilhete de identidade, data de nascimento e observações. Inclui foto.

Sistema de organização

O registo encontra-se ordenado cronologicamente.

Condições de acesso

Livre

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom