Serviços

Nesta página poderá realizar um conjunto de atividades que anteriormente apenas estavam disponíveis presencialmente no Arquivo. Através desta página poderá obter resposta aos seus pedidos de pesquisa, pagamentos eletrónicos, obter certidões, etc. O registo na plataforma permite-lhe aceder à informação dos seus pedidos, concluídos e pendentes, e a um bloco de notas pessoal extremamente útil às suas pesquisas e ao seu relacionamento com o Arquivo.

Serviços em-linha

Os seguintes serviços podem ser requeridos e respondidos recorrendo exclusivamente a canais digitais.

Pedido de reprodução
Este pedido permite solicitar a reprodução de documentos em suporte digital ou papel. Os pedidos de reprodução devem incluir toda a informação necessária para identificar inequivocamente o documento que se pretende reproduzir (e.g. código de referência, nº de processo, etc.). Se não tiver toda a informação necessária, poderá submeter um Pedido de informação.
Pedido de certidão
Este serviço permite solicitar a emissão de certidões que permitam dar resposta a questões do foro administrativo ou judicial.
A emissão de certidões não inclui a disponibilização de fotocópias autenticadas do documento em questão.
Pedido de informação
Este serviço permite requerer informações de caráter genérico sobre arquivo, o seu funcionamento ou sobre os serviços prestados pelo mesmo.

Serviços presenciais

O seguinte conjunto de serviços são prestados presencialmente no Arquivo, porém o seu pedido pode ser realizado de forma eletrónica

Pedido antecipado de consulta
Este pedido permite reservar um documento para consulta presencial numa data futura. Este tipo de pedidos deve incluir toda a informação necessária para identificar inequivocamente o documento (e.g. código de referência, nº de processo, etc.). Se não tiver toda a informação necessária, poderá submeter um Pedido de informação.

Serviços internos

O seguinte conjunto de serviços apenas estão disponíveis para os colaboradores da instituição

Requisição de documentação
Permite requerer documentação para efeitos de consulta. Este serviço disponibiliza-se em exclusivo aos colaboradores da instituição, para que efectuem as requisições dos documentos ao Arquivo no âmbito e desempenho das suas funções.

Porque me preciso de registar?

Para poder usufruir desta plataforma de comunicação em-linha é necessário registar-se no sistema. O registo é essencial para identificar o utilizador, bem como para recolher os seus contactos para envio da documentação solicitada.

O registo nesta plataforma permite ao utilizador aceder aos vários serviços descritos nesta página. Após o registo, poderá submeter novos pedidos, analisar o estado dos seus pedidos pendentes, e aceder a um bloco de notas pessoal, útil para registar informação sobre as suas pesquisas.

Efetuar registo

A minha privacidade está salvaguardada?

O Arquivo compreende a importância da protecção da privacidade dos seus utilizadores. As informações recolhidas pelo Arquivo são utilizadas exclusivamente para facilitar a interação e a realização dos serviços prestados nesta plataforma. As informações recolhidas permitem ao Arquivo identificar o utilizador e os seus contatos para potencias envios de respostas a pedidos. Utilizamos estas informações para direccionar e melhorar os nossos serviços.

A nossa política é não fornecer, vender ou distribuir as informações recolhidas a partir desta plataforma a terceiros (excepto se exigido legalmente).

Já estou registado, como posso efetuar uma requisição?

Para efetuar qualquer um dos pedidos descritos nesta página, basta registar-se, autenticar-se e seguidamente clicar sobre o pedido pretendido. Posteriormente, a plataforma irá solicitar-lhe um conjunto de informações para que o possamos servir da melhor forma. Em caso de dúvida, contacte-nos através de qualquer um dos endereços disponibilizados no rodapé desta página.