Plano de classificação

Governo Civil do Distrito de Viana do Castelo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Governo Civil do Distrito de Viana do Castelo

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/SGMAI/GCVCT

Título

Governo Civil do Distrito de Viana do Castelo

Datas de produção

1555-06-03  a  2013 

Dimensão e suporte

5365 cx.; 79 doss.; 1357 liv.; 1238 mç.; 31 pt.; 1 proc.; 11 gavetas (654,79 m.l.); papel; eletrónico

Entidade detentora

Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna

História custodial e arquivística

O Governo Civil de Viana do Castelo esteve instalado inicialmente no Convento de São Domingos. Daí foi transferido, nos princípios do século XIX, para o chamado "Palácio dos Cunhas", onde funcionou até 2011. Preservada até aos nossos dias, a maior parte da documentação do seu arquivo, permanece nas instalações da entidade produtora. Para além do arquivo do Governo Civil, encontram-se sob a custódia desta entidade outros sistemas de informação provenientes de organismos e serviços extintos, que outrora operaram no Distrito, tais como o Juízo da Provedoria da comarca de Viana do Castelo (1691-1834); o Tribunal Administrativo (1886-1913); as Subprefeituras de Monção e de Ponte de Lima (1834-1835); a Delegação de Saúde de Viana do Castelo (1853-1868); a Comissão Distrital (1878-1913); o Juízo da Correição da Comarca de Viana do Castelo (1766-1835), entre outros. Nesta medida, o acervo documental do Governo Civil poderá ser encarado no seu todo como "um microcosmo do distrito" fundamental para a preservação da memória colectiva das populações do distrito.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

"Em 2005 foram transferidos para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, os livros de registo de emissão de passaportes de 1835 a 1966, os livros de registo de passaportes concedidos mediante termo de responsabilidade de 1961 a 1975, entre outra documentação que perfaz 5 caixas e 143 livros. Foram ainda transferidos em 2011, para a PSP de Viana do Castelo, 5 pastas de processos de licenciamento de armeiros. Para a Câmara Municipal de Viana do Castelo foram transferidas 205 caixas, referentes a processos e documentação da Delegação de Viana do Castelo da Inspeção Geral das Atividades Culturais, de 1940 a 2012. "

Âmbito e conteúdo

Documentação referente às seguintes secções: Constituição, Organização e Regulamentação; Gestão Patrimonial; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão dos Recursos Financeiros; Gestão de Informação e Documentação; Representação do Governo na área do Distrito; Planeamento e Controlo das Atividades; Inspeção, Licenciamento, Fiscalização e Segurança; Tutela Administrativa; Coordenação das Atividades Económicas e de População; Assistência e Saúde Pública; Promoção e Controlo dos Atos Eleitorais; Fiscalização do Recenseamento e Recrutamento Militar e Gestão de Serviços Públicos e de Interesses Económicos.

Sistema de organização

Orgânico-funcional. Foi utilizado o quadro de classificação produzido pela CAT e técnicos, para os arquivos dos governos civis. No entanto, devido à especificidade da documentação deste governo civil, principalmente para documentação do século XIX e inícios do século XX, foi necessário adaptar-se o quadro à realidade apresentada pelo produtor.

Condições de acesso

A documentação de digitalização é de consulta livre. Existe, contudo, documentação submetida a condições e a prazos de consulta, nos termos da Lei.

Idioma e escrita

Português, espanhol e latim.

Características físicas e requisitos técnicos

Bom, regular e mau