Registo das vereações eleitas

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Registo das vereações eleitas

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/SGMAI/GCBRG/I/004

Tipo de título

Atribuído

Título

Registo das vereações eleitas

Datas de produção

1896  a  1919 

Dimensão e suporte

1 mç. (0,02 m.l.); papel

História custodial e arquivística

Após o encerramento dos Governos Civis a informação arquivística foi incorporada em distintas entidades, segundo o determinado nos diplomas legislativos: Lei Orgânica 1/2011 e Decreto-Lei nº 114/2011, ambos de 30 de novembro. Estes definem a transferência de competências dos Governadores e Governos Civis para outras entidades da Administração Pública em matérias de reservada competência legislativa da Assembleia da República, liquidam o património dos Governos Civis e definem o regime legal aplicável aos seus funcionários. A Secretaria Geral da Administração Interna procedeu à incorporação desta série documental no Arquivo Distrital de Braga, a 8 de Janeiro de 2018, conforme o expresso na Guia de Remessa nº 096.

Âmbito e conteúdo

De acordo com o art.º 7.º do Código Administrativo de 1842, as Câmaras Municipais eram compostas por cinco vereadores, nos concelhos com menos de 5000 fogos e de 7 vereadores nos concelhos com mais de 5000 fogos. Segundo o art.º 224.º competia ao Governador Civil proceder ao recenseamento e à eleição de todos os Corpos Administrativos e autoridades do distrito. Registo das vereações eleitas para as Câmaras Municipais do distrito, dos vogais da Comissão Distrital e do Conselho Distrital da Agricultura. I.

Sistema de organização

Os livros encontram-se ordenados cronologicamente.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom