Processos de correspondência referentes a diversas entidades dos concelhos do distrito de Coimbra
Nível de descrição
Série
Código de referência
PT/SGMAI/GCCBR/E-B/007
Tipo de título
Formal
Título
Processos de correspondência referentes a diversas entidades dos concelhos do distrito de Coimbra
Datas de produção
1943
a
2007
Dimensão e suporte
522 cx.; 20 mç. (84,59 m.l.); papel
História custodial e arquivística
Após o encerramento dos Governos Civis a informação arquivística foi incorporada em distintas entidades, segundo o determinado nos diplomas legislativos: Lei Orgânica 1/2011 e Decreto-Lei nº 114/2011, ambos de 30 de novembro. Estes definem a transferência de competências dos Governadores e Governos Civis para outras entidades da Administração Pública em matérias de reservada competência legislativa da Assembleia da República, liquidam o património dos Governos Civis e definem o regime legal aplicável aos seus funcionários. A Secretaria Geral da Administração Interna procedeu à incorporação desta série documental no Arquivo Distrital de Coimbra, a 28 de Fevereiro de 2018, conforme o expresso na Guia de Remessa nº 010.
Âmbito e conteúdo
Comunicações escritas trocadas entre diversas entidades com sede no distrito e o Governo Civil de Coimbra. Contém: ofício recebido, despachos e cópia de ofício expedido.
Sistema de organização
Os processos encontram-se ordenados cronologicamente por ano, e alfabeticamente por concelhos. É nitida a existência da 1ª e 2ª secção até ao ano de 1975 e, por isso, passo a denominar as letras que existiam para designar os diversos concelhos: 1ª secção - AR (Arganil): CA (Cantanhede); CB e CO (Coimbra); CD (Condeixa - A - Nova); FF (Figueira da Foz); GO (Góis); LO (Lousã); MA e MR (Mira); MC (Miranda do Corvo); MV (Montemor-O-Velho); OH (Oliveira do Hospital); PA (Pampilhosa da Serra); PC (Penacova); PL (Penela); SO (Soure); TB (Tábua) e PO (Vila Nova de Poiares). Na segunda secção os concelhos têm letras diferentes: A (Arganil); B (Cantanhede); C (Coimbra); D (Condeixa-A-Nova); E (Figueira da Foz); F (Góis); G (Lousã); H (Mira); I (Miranda do Corvo); J (Montemor-O-Velho); K (Oliveira do Hospital); L (Pampilhosa da Serra); M (Penacova); N (Penela); O (Soure); P (Tábua) e Q (Vila Nova de Poiares). A partir de 1975 passa a existir só a 2ª secção.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom