Correspondência recebida e expedida
Nível de descrição
Subsecção
Código de referência
PT/SGMAI/GCSTB/E-B
Título
Correspondência recebida e expedida
Datas de produção
1957
a
2012
Dimensão e suporte
35 cx., 1 liv., 1 pt. (5,78 m.l.); papel
Âmbito e conteúdo
Subfunção de controlar a documentação produzida e recebida no decurso da atividade da instituição.
Sistema de organização
Quanto à existência de um sistema de organização e classificação da correspondência, o que podemos afirmar com base na análise da documentação e nos depoimentos dos ex-funcionários, é o seguinte: até 2008 a documentação era apenas registada com um número de ordem sequencial, que se iniciava no ano civil. A partir de 2008 é certo que toda a correspondência passa a ser classificada de acordo com o Plano de Classificação de Documentos do Ministério da Administração Interna (2008). No entanto, em período anterior, mais precisamente em 2007, verificou-se existir alguma correspondência do Gabinete do Governador classificada manualmente e separada com uma codificação por assunto (021, 022). Contudo, não há memória da utilização generalizada de um plano classificador ao longo dos tempos e não existem exemplares que possam comprovar este facto.
Idioma e escrita
Português