Registo de aquisição, alteração ou extinção de personalidade jurídica de associações

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Registo de aquisição, alteração ou extinção de personalidade jurídica de associações

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/SGMAI/GCPRT/H-B/002

Tipo de título

Atribuído

Título

Registo de aquisição, alteração ou extinção de personalidade jurídica de associações

Datas de produção

1975  a  2008 

Dimensão e suporte

4 liv. (0,2 m.l.); papel

História custodial e arquivística

Após o encerramento dos Governos Civis a informação arquivística foi incorporada em distintas entidades, segundo o determinado nos diplomas legislativos: Lei Orgânica 1/2011 e Decreto-Lei nº 114/2011, ambos de 30 de novembro. Estes definem a transferência de competências dos Governadores e Governos Civis para outras entidades da Administração Pública em matérias de reservada competência legislativa da Assembleia da República, liquidam o património dos Governos Civis e definem o regime legal aplicável aos seus funcionários. A Secretaria Geral da Administração Interna procedeu à incorporação desta série documental no Arquivo Distrital do Porto, a 12 de dezembro de 2017, conforme o expresso na Guia de Remessa nº 082.

Âmbito e conteúdo

Nos governos civis era organizado um registo das associações, onde eram averbados todos os atos modificativos ou extintivos. Registo de associações comunicadas oficialmente ao Governo Civil. Regista: denominação da associação, respetivo n.º do processo (cota original), sede, o cartório notarial de registo, dispositivo ou disposições legais aplicáveis, a referência do Diário da República que publicou os estatutos e observações.

Sistema de organização

Os registos encontram-se ordenados numericamente (por cota antiga do nº de registo).

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom