Governo Civil do Distrito do Porto

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Governo Civil do Distrito do Porto

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/SGMAI/GCPRT

Tipo de título

Atribuído

Título

Governo Civil do Distrito do Porto

Datas de produção

1875  a  2013-11-12 

Dimensão e suporte

6083 cx.; 882 liv.; 1924 mç.; 8 gav. (812,166 m.l.); 160 documentos fotográficos; papel; plástico;eletrónico

Entidade detentora

Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna

História custodial e arquivística

O Governo Civil do Distrito do Porto estava situado na Rua Gonçalo Cristóvão. Esta entidade possuía outras instalações na Batalha, sita Rua Augusto Rosa, para a qual, por falta de espaço no edifício de funcionamento regular, a documentação ia sendo transferida e onde estava a que era de consulta mais reduzida. O edifício na Batalha encontrava-se em mau estado de conservação e sem condições de permanecer nessas instalações a documentação de arquivo. Por este motivo, em outubro de 2008 foi celebrado um protocolo com a Unidade de Apoio do Comando do Pessoal do Porto do Exército Português, sito Rua Serpa Pinto, para a custódia de parte do fundo arquivístico deste Governo Civil. Assim, depois de executadas algumas obras de melhoria das instalações do Quartel Militar, realizou-se em fevereiro de 2009 a transferência efetiva da documentação do edifício da Batalha para estas instalações. Em 2011, com a Resolução do Conselho de Ministros determinando a transferência das competências dos Governos Civis para outras entidades da Administração Pública (bem como a liquidação do seu património), o Governo Civil do Porto realizou em janeiro de 2012, no âmbito do protocolo celebrado com o Exército, um aditamento ao mesmo, com o objetivo de alargamento da cedência de instalações para a guarda física da documentação, ficando assim a custodiar provisoriamente este fundo de arquivo, durante o período de inventariação, descrição e transferência da documentação serem realizadas para as diversas entidades destinatárias. Assim, parte do fundo arquivístico do Governo Civil do Porto encontra-se no Arquivo Distrital do Porto (PT/ADPRT/AC/GCPRT), com datas extremas de 1361 a 1996, num total de cerca de 550 metros lineares, relativas a incorporações verificadas em 1935, 1936, 1950 e 1996. No Quartel de Monte Pedral - Comando do Pessoal, encontra-se atualmente custodiado a parte do fundo do Governo Civil do Distrito do Porto, com as datas extremas de 1889 a 2013, totalizando mais de 1300 metros lineares.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

De acordo com o estipulado no Artigo 6.º do Regulamento de Conservação Arquivística dos Governos Civis, aprovado pela Portaria 456/99, de 23 de Junho, a documentação de conservação permanente do Governo Civil do Distrito do Porto, cumpridos os prazos de conservação administrativa, é transferida para o Arquivo Distrital do Porto ou outras entidades destinatárias.

Âmbito e conteúdo

Documentação referente às seguintes secções: Constituição, Organização e Regulamentação; Gestão Patrimonial; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão dos Recursos Financeiros; Gestão de Informação e Documentação; Representação do Governo na área do Distrito; Planeamento e Controlo das Atividades; Inspeção, Licenciamento, Fiscalização e Segurança; Tutela Administrativa; Coordenação das Atividades Económicas e de População; Assistência e Saúde Pública; Promoção e Controlo dos Atos Eleitorais.

Sistema de organização

Cronologico

Condições de acesso

A documentação de digitalização é de consulta livre. Existe, contudo, documentação submetida a condições e a prazos de consulta, nos termos da Lei.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom

Instrumentos de pesquisa

-