Governo Civil do Distrito de Santarém

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Governo Civil do Distrito de Santarém

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/SGMAI/GCSTR

Tipo de título

Atribuído

Título

Governo Civil do Distrito de Santarém

Datas de produção

1718-12-14  a  2012 

Dimensão e suporte

2515 cx; 38 doss.; 896 liv.; 50 pt.; 785 mç. (410,365 m.l.); 1526 documentos fotográficos; papel

Entidade detentora

Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna

História custodial e arquivística

O Governo Civil de Santarém só começaria a funcionar a partir de 1835, instalado no antigo Seminário Patriarcal, onde também funcionavam outras repartições públicas. Assumindo o cargo de primeiro Governador Civil de Santarém, José das Neves Barbosa, em 26/08/1835. Em 1 de março de 1880, em sessão de Cortes, foi concedido à Junta Geral do Distrito de Santarém, o edifício em ruínas, do antigo Convento do Carmo (v. Carta de Lei de 1 de abril de 1880, publicada em no D.G. n.º 75, de 5 de abril). Depois das necessárias obras de remodelação e adaptação o edifício onde passaria a funcionar o Governo Civil, bem como, ao longo dos tempos outras repartições públicas, foi inaugurado em 1886. De acordo com informação do cónego Duarte Dias, citada por Campos Braz, em 1890, funcionavam no edifício: o Governo Civil, a Junta Geral do Distrito, o Tribunal Administrativo, a Administração do Concelho, a Repartição do Obras Públicas, a 4.ª Secção/ 3.ª Circunscrição Hidráulica, a Direção de Finanças Distrital, a Repartição de Finanças de Santarém, a Recebedoria do concelho, a Repartição do Telégrafo Postal, o Comissariado da Polícia e a Cadeia.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

De acordo com o estipulado no Artigo 6.º do Regulamento de Conservação Arquivística dos Governos Civis, aprovado pela Portaria 456/99, de 23 de Junho, a documentação de conservação permanente do Governo Civil de Santarém, cumpridos os prazos de conservação administrativa, é transferida para o Arquivo Distrital de Santarém. A incorporação de documentos para o Arquivo Distrital de Santarém ocorreu em 1994.

Âmbito e conteúdo

Documentação referente às seguintes secções: Constituição, Organização e Regulamentação ; Gestão Patrimonial ; Gestão dos Recursos Humanos ; Gestão dos Recursos Financeiros ; Gestão de Informação e Documentação ; Representação do Governo na área do Distrito ; Inspeção, Licenciamento, Fiscalização e Segurança ; Tutela Administrativa ; Assistência e Saúde Pública ; Promoção e Controlo dos Atos Eleitorais.

Sistema de organização

Funcional.

Condições de acesso

A documentação de digitalização é de consulta livre. Existe, contudo, documentação submetida a condições e a prazos de consulta, nos termos da Lei.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom