Auditoria Administrativa do Distrito de Lisboa
                            
                            
                            
                            
                                    
                                        
                                            Nível de descrição
                                        
                                        
    
    
    
    
    
     
    
    Fundo
                                   
                                     
                                
                                    
                                        
                                            Código de referência
                                        
                                        
PT/SGMAI/AADLSB
                                    
                                
                                    
                                        
                                            Título
                                        
                                        
Auditoria Administrativa do Distrito de Lisboa
                                    
                                
                                    
                                        
                                            Datas de produção
                                        
                                        
 
    1895 
    
    
    a 
    1959 
    
    
                                     
                                
                                    
                                        
                                            Dimensão e suporte
                                        
                                        
6 cx.; 4 liv. (0,76 m.l.); papel
                                    
                                
                                    
                                        
                                            Entidade detentora
                                        
                                        
Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna
                                    
                                
                                    
                                        
                                            História custodial e arquivística
                                        
                                        
As auditorias administrativas foram criadas em cada distrito, pelo Decreto-Lei de 4 de Maio de 1986, sendo compostas por um auditor e um agente do Ministério Público. Ao auditor competia, junto com a comissão distrital, julgar as contas de gerência dos corpos administrativos, confrarias e instituições de beneficência. Competia, ainda, ao auditor, julgar as reclamações contra as eleições dos corpos administrativos, irmandades e instituições de beneficência, as reclamações contra as deliberações municipais e juntas da paróquia, e as reclamações de “ofensa dos direitos fundados nas leis ou regulamento da administração pública”, entre outras. (art.º 325.º CA 1896). Em 1924, as auditorias distritais foram extintas e as competências do auditor passaram para o competente juiz de direito. (Decreto n.º 9340 de 7 de janeiro de 1924). Conforme o Códigos Administrativos de 1936 e 1940, os tribunais do contencioso administrativo passaram a ser as auditorias (distritais) e o supremo tribunal administrativo (central). As auditorias funcionavam em sede de distrito, compostas por um auditor administrativo, chefe de secretaria e um agente do Ministério Público. Na secretaria da auditoria competia: “dar expediente a todos os processos e negócios que forem afetos ao tribunal, incluindo os privativos do agente do Ministério Público, e a guarda e arquivo dos respetivos livros, processos e mais papéis”. (art.º 684.º do Código Administrativo de 1936 e art.º 806.º do Código Administrativo de 1940).
                                    
                                
                                    
                                        
                                            Âmbito e conteúdo
                                        
                                        
Documentação referente às seguintes secções: Gestão de Informação e Documentação; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão do Contencioso.
                                    
                                
                                    
                                        
                                            Sistema de organização
                                        
                                        
Funcional.
                                    
                                
                                    
                                        
                                            Condições de acesso
                                        
                                        
Existe documentação submetida a condições e a prazos de consulta, nos termos da Lei.
                                    
                                
                                    
                                        
                                            Idioma e escrita
                                        
                                        
Português
                                    
                                
                                    
                                        
                                            Características físicas e requisitos técnicos
                                        
                                        
Bom