Processos de cadastro de bens
Nível de descrição
Série
Código de referência
PT/SGMAI/GCAVR/B/001
Tipo de título
Formal
Título
Processos de cadastro de bens
Datas de produção
1941
a
1968
Dimensão e suporte
1 cx. (0,16 m.l.); papel
História custodial e arquivística
Após o encerramento dos Governos Civis a informação arquivística foi incorporada em distintas entidades, segundo o determinado nos diplomas legislativos: Lei Orgânica 1/2011 e Decreto-Lei nº 114/2011, ambos de 30 de novembro. Estes definem a transferência de competências dos Governadores e Governos Civis para outras entidades da Administração Pública em matérias de reservada competência legislativa da Assembleia da República, liquidam o património dos Governos Civis e definem o regime legal aplicável aos seus funcionários. A Secretaria Geral da Administração Interna procedeu à incorporação desta série documental no Arquivo Distrital de Aveiro, a 7 de Maio de 2018, conforme o expresso na Guia de Remessa nº 005.
Âmbito e conteúdo
O inventário era a descrição e enumeração de um conjunto de bens patrimoniais (móveis ou imóveis) para controlo das existências. Competia aos serviços ou organismos da Administração Pública inventariar os seus bens para controlo dos bens do Estado. Contém: cópias de ofícios expedidos à Direção-Geral da Fazenda Pública e mapas de cadastro de bens. Regista: n.º de ordem, n.º de inventário, quantidades, designação dos móveis e objetos de uso, entidades que os forneceu, data do fornecimento, valor do custo unitário/ total, valor atual unitário/total, estado de conservação e observações.
Sistema de organização
O registo encontra-se ordenado numericamente e cronologicamente.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom