Governo Civil do Distrito de Aveiro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Governo Civil do Distrito de Aveiro

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/SGMAI/GCAVR

Título

Governo Civil do Distrito de Aveiro

Datas de produção

1864  a  2013-11-12 

Dimensão e suporte

1944 cx.; 418 mç.; 145 doss.; 132 liv.; 5 gavetas (264,15 m.l.); papel

Entidade detentora

Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna

História custodial e arquivística

O Governo Civil do distrito de Aveiro foi criado em 18 de julho de 1835 e encontrava-se instalado no Palácio do Visconde de Almeidinha na Praça da República (inaugurado em 25 de setembro), sendo seu primeiro Governador Civil José Joaquim Lopes de Lima. Havia um secretário-geral, primeiro e segundos oficiais, amanuenses, porteiro. Encontrava-se também instalada a Fazenda Pública. (Notícia “Os Edifícios do GCAVR, em brasas” Recorte do Jornal “O Aveiro”, 21-10-1993, pág. 11).Inicialmente, era composto por 53 concelhos, em novembro de 1836, 25 desses concelhos deixaram de pertencer e passam a pertencer os concelhos de Aradas e Esgueira ao distrito de Aveiro. Em 1853, a freguesia de Fermentelos foi anexada ao concelho de Oliveira do Bairro, e foram suprimidos os concelhos de Eixo, Pereira Jusã, Sôza e Vouga. Em 1855 o concelho de Mira deixa de pertencer ao distrito de Aveiro para passar para o distrito de Coimbra e o concelho de Mealhada deixa de pertencer ao distrito de Coimbra para passar para o Distrito de Aveiro. Ainda nesse ano, foram suprimidos os concelhos de Angeja, Bemposta, Fermedo e São Lourenço do Bairro. O distrito de Aveiro acaba por ficar com 16 concelhos até 1899, ano em que foi criado o concelho de Espinho, passando a 17 concelhos até ao séc. XIX. Em 1926 foram criados os concelhos de São João da Madeiras e da Murtosa, e a substituição do concelho de Macieira de Cambra por Vale de Cambra. (GCAVR 1995)A 20 de julho de 1864 ocorreu o primeiro incêndio no edifício do GCAVR, passando este a funcionar no rés-do-chão do Liceu Nacional de Aveiro. Outro incêndio ocorreu no edifício no dia 24 de junho de 1871, e as suas ruínas foram adquiridas pela Junta Geral do Distrito de Aveiro. Apenas em 1901 foi inaugurado o novo Palácio que acolheu o Governo Civil, a Junta Geral, a Auditoria Administrativa, a Fazenda Pública, as Obras Públicas e a Direção Geral do Mondego. (Notícia “Os Edifícios do GCAV, em brasas” Recorte do Jornal “O Aveiro”, 21-10-1993, pág. 11). Mais tarde, em 17 de outubro de 1942 ocorreu novo incêndio no Palácio.O Arquivo do Governo Civil de Aveiro encontrava-se instalado no sótão do edifício (Memória descritiva, 1979). Em 1998, a Repartição de Finanças de Aveiro cedeu as instalações, sito na Praça Marquês de Pombal, ao GCAVR para instalação dos seus serviços (auto de cessão).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A incorporação de documentos para o Arquivo Distrital de Aveiro ocorreu em 1994. De acordo com o estipulado no Artigo 6.º do Regulamento de Conservação Arquivística dos Governos Civis, aprovado pela Portaria 456/99, de 23 de Junho, a documentação de conservação permanente do Governo Civil de Aveiro, cumpridos os prazos de conservação administrativa, é transferida para o Arquivo Distrital de Aveiro.

Âmbito e conteúdo

Documentação referente às seguintes secções: Constituição, Organização e Regulamentação ; Gestão Patrimonial ; Gestão dos Recursos Humanos ; Gestão dos Recursos Financeiros ; Gestão de Informação e Documentação ; Representação do Governo na área do Distrito ; Planeamento e Controlo das Atividades ; Inspeção, Licenciamento, Fiscalização e Segurança ; Tutela Administrativa ; Coordenação das Atividades Económicas e de População ; Assistência e Saúde Pública ; Promoção e Controlo dos Atos Eleitorais.

Sistema de organização

Funcional.

Condições de acesso

A documentação de digitalização é de consulta livre. Existe, contudo, documentação submetida a condições e a prazos de consulta, nos termos da Lei.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom